quinta-feira, 23 de julho de 2009

Crianças para Sempre - Eduardo Sá


"O melhor do mundo não são as crianças!"


"Há algum tempo, o Manel, de cinco anos, dirigiu-se à mãe e pediu-lhe um bolacha. A mãe, mais ou menos contrariada, deu-lha, mas avisou-o do que nao ia ceder de novo. (...) o Manel encheu-se de charme (...) sem tremer a voz, lhe pediu: «Só mais uma!!!». A mãe (...) disse que não (...) o Manel ficou chocado. (...) Alguns minutos mais tarde ele voltou. A mãe imaginou o pior em com engenho, antecipou-se, perguntando: «Queres outra bolacha, não é, Manel?...» O Manel reagiu e...cândido, disse: «Eu?... Não!... Quero contar-te uma história.» A mãe suspirou, aliviada. E o Manel começou:
«Era uma vez um menino que queria uma bolacha; e a mãe deu-lha. Depois, o menino pediu outra bolacha à mãe... e ela deu. Aí ele quis outra bolacha... mas a mãe disse que não... E sabes o que é que o menino "dizeu" à mãe?... Estúpida!!!..."



Quantas vezes não estamos nós muito sossegadas no shoping e de repente ouvimos uma criança a chorar baba e ranho que quer aquele brinquedo. E aí metem aquele seu ar mais charmoso e pedem com todo o jeitinho, mas ao verem que não funcionam utilizam o "método da gritaria". Esse sim é, quase sempre, um método infalivel. Os pais nao querem ter aquela gente toda a olhar para eles, mesmo contrariados lá fazem a vontade ao filho.
Quantos de nós já não utilizamos este método quando eramos mais novos. Uma altura em que nos dávamos uma volta impressionante aos nossos problemas. Sempre com a resposta na ponta da língua. E que com algum jeitinho tinhamos tudo o que queriamos. Ficar por "baixo" nao constava (e nao consta) no dicionário.
De vez em quando faz bem soltar a criança que existe dentro de nós. Cometer loucuras: sair a rua e gritar, saltar, correr... Comer chocolate o dia inteiro... ficar o dia todo sentada a ver desenhos animados no sofá... chatear aquele vizinho de quem não gostamos muito, porque nos estãs sempre a chatear alegando qeu fazemos muito barulho...
Enfim....
"É bom crescer com os pés na Terra e com a cabeça na Lua"

Sem comentários:

Enviar um comentário